Sindibeb colabora com ato em defesa da democracia
Foi realizado nesta segunda-feira (8/1), o ato em defesa da democracia. A data marca um ano dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, em Brasília. O ato reuniu o Sindibeb, centrais sindicais, movimentos sociais e representantes de partidos políticos todos em defesa da democracia. Há um ano, prédios da Praça dos Três Poderes, em Brasília, foram atacados por um grupo em tentativa frustrada de golpe de Estado.
Nas invasões do ano passado, milhares de vândalos invadiram e depredaram os palácios do Planalto, do Congresso e do STF. O Ministério Público Federal (MPF) calculou que os custos com o vandalismo ultrapassam R$ 25 milhões — a maior parte no Supremo.
Ao todo, 1.354 ações foram abertas no Supremo Tribunal Federal contra acusados de envolvimento com o ataque. 30 pessoas já foram condenadas, e uma já teve a execução da pena autorizada.
A manifestação reuniu diferentes bandeiras e siglas, mas convergiu na mensagem de que é preciso manter viva a memória dos acontecimentos do ano passado, para que eles nunca mais se repitam. E reforçou a defesa de que é preciso punir todos os participantes e lideranças dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro. Defender a democracia é preservar a voz de todos. Em tempos desafiadores, permanecemos unidos em prol da liberdade, da justiça e do respeito mútuo. A democracia é nossa força, e juntos a fortaleceremos.